O Centro Paroquial de São Bernardo nasceu sob a inspiração do Evangelho de Jesus Cristo e à sombra da acção social e da atenção à pessoa humana que dele emana.
A atenção e o cuidado dispensados por Jesus a tantos homens, mulheres e famílias que a todos acolhia e atendia nas suas carências e a ordem por Ele dada aos seus discípulos para que o mesmo fizessem, estão também hoje presentes na acção de todos os centros sociais paroquiais e também na do nosso Centro Paroquial.
Missão
Melhoramos a vida social das pessoas da comunidade onde estamos inseridos, trabalhando em prol da família e acolhendo carinhosamente os que nos são confiados, num ambiente positivo e construtivo, que promove o desenvolvimento global e o bem-estar da pessoa humana, com particular atenção para os mais desfavorecidos e socialmente excluídos.
Visão
Continuar a ser reconhecida como uma referência no desenvolvimento da comunidade e na melhoria da vida social dos seus habitantes, através do trabalho em prol da família, destacando-se pela inovação e a elevação da qualidade dos serviços, numa lógica de melhoria contínua das nossas práticas em tudo o que contribua para o bem-estar e desenvolvimento da pessoa humana e da família.
Valores
O Centro Paroquial de São Bernardo é guiado pelos princípios do HUMANISMO CRISTÃO, inspirando a sua ação na vida de Jesus e na Doutrina Social da Igreja.
Promove a EQUIDADE SOCIAL, acolhendo a todos de igual forma e prioriza a INDIVIDUALIDADE, através da intervenção personalizada.
Privilegia a QUALIDADE dos serviços que presta, procurando a INOVAÇÃO e as melhores práticas no seu âmbito de atuação, garantindo o desenvolvimento e formação constante dos seus recursos humanos.
Cultiva relações colaborativas e solidárias com a sua equipa, famílias acolhidas e todos os seus parceiros, baseadas no RESPEITO e na CONFIANÇA. Comprometido com a comunidade, trabalha diariamente ao SERVIÇO das famílias, numa ENTREGA e atenção constantes.
História
O Centro Paroquial de São Bernardo tem as suas raízes no coração e na visão do Padre José Félix, oriundo de Fermelã, Estarreja. Cresceu no seio de uma família humilde e trabalhadora e seguiu-lhe os passos. Porém, durante a sua juventude o chamamento para servir a Deus elevou-se e foi ordenado sacerdote. Percebendo a necessidade da comunidade, especialmente das crianças sem supervisão devido ao crescente número de mulheres no mercado de trabalho, o Padre Félix empreendeu a missão de criar um espaço seguro e educativo. O seu sonho era criar uma casa onde toda a comunidade se pudesse reunir e onde o amor de todos fosse para todos. O seu esforço culminou na inauguração do Centro Paroquial em 11 de julho
de 1971. A sua dedicação e visão concretizou-se numa casa feita de pessoas, e revelou que o coração do Padre Félix estava verdadeiramente em São Bernardo.
Cronologia
2024
Encontro dos Antigos Alunos do Centro Paroquial de São Bernardo.
Lançamento da mascote do CPSB – Bernardinho.
2023
Dra. Isabel Mónica, depois de quarenta e seis anos de dedicação e espírito de missão junto de toda a comunidade, cessa as suas funções. A Dra. Isabel Mónica começou como responsável pelos Serviços Administrativos e de Contabilidade a convite do Padre Félix, em 1978, e de 1981 a 2023 integrou a Direção. Dr. Bruno Portelada assume o cargo de Diretor de Serviços, substituindo a Dra. Isabel Mónica.
2022
O CPSB participa pela primeira vez nos Encontros no Parque, uma iniciativa da Junta de Freguesia de São Bernardo para divulgação das organizações sociais e movimentos associativos da freguesia. Terminam os festejos dos 50 anos da organização com uma Caminhada Solidária promovida pelo centro em parceria com a Fundação Padre Félix e pela Junta de Freguesia. É lançado o livro infantil “Padre Félix e o Centro Paroquial de São Bernardo”, apresentado e dramatizado pelo grupo de finalistas do 2º Ciclo, e colocada na entrada principal da instituição uma placa alusiva aos 50 anos.
2021
Comemoração dos 50 anos do Centro Paroquial de São Bernardo com a exposição “Padre Félix e o Centro Paroquial de São Bernardo” de trabalhos elaborados pelas crianças da Instituição. Ao longo de todo o ano, foram sendo dinamizadas e divulgadas atividades nas redes sociais da instituição, assim como, contada a sua história através de fotografias antigas.
2015
Realizada a primeira edição do ATL Got Talent com jantar convívio aberto à comunidade e apresentação de um espetáculo de talentos preparado pelas crianças do ATL 1º e 2º ciclos.
2013
Inauguração da estátua do Padre Félix a 29 de Junho.
2011
Inaugurada a Biblioteca Infantil com a presença da escritora e ilustradora de livros infantis, Mafalda Milhões. O CPSB cria o centro de prática da modalidade Karaté inscrito na Federação Nacional de Karaté.
2008
Início da atividade Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) para o 2º ciclo para um grupo de 33 crianças.
2007
Comemoração dos 35 anos de atividade do centro Paroquial: “35 anos a crescer de mãos dadas…”. No pátio da instituição, junto da casinha das bonecas, foi instalado um parque de brinquedos no início do funcionamento do apoio à infância.
2004
A Estrutura Residencial Para Idosos/ lar inicia a sua atividade para dois utentes. Padre Luís Barbosa, sucede Padre Félix na Presidência do CPSB. Dra. Isabel Mónica, mantem-se como Vogal da Direção colaborando e dando continuidade ao trabalho para que a instituição cumpra a sua Missão, no respeito pelos valores de solidariedade, justiça e equidade social.
2003
Padre Luís Manuel Barbosa de Oliveira foi nomeado pároco de São Bernardo.
2000
Inicia-se a atividade de Apoio Domiciliário de segunda-feira a sexta-feira com dois utentes. A partir de junho de 2001 o serviço passou a ser de segunda-feira a domingo com vinte e cinco utentes.
1999
As instalações de Apoio à pessoa Idosa são inauguradas e dá-se início à resposta em Centro de Dia para seis idosos.
1993
Início da construção das instalações de Apoio à pessoa Idosa. Celebrado protocolo com o Ministério da Educação, no âmbito da Biblioteca do CPSB que passou a ser considerada Biblioteca Popular, tendo a Professora Lúcia Felício assumido a responsabilidade desta atividade.
1989
CPSB comemora os 25 anos da vinda do Padre Félix como pároco de São Bernardo com a criação da Fundação Padre Félx, com o objetivo de dar continuidade á sua obra. Apresentada à comunidade a exposição “Padre Félix, 25 anos, Quem Serve Permanece”
1988
Alargamento de instalações: obras de construção de nova cozinha, refeitório, dois salões e zona residencial para a Obra da Nossa Senhora das Candeias; hoje o equipamento da zona residencial foi requalificado e está a ser usado pelas crianças do CATL 2º ciclo.
1984
CPSB recebe a visita da Secretária de Estado da Saúde, Leonor Beleza.
1981
A Dra. Isabel Mónica integrou a Direção da Instituição como Vogal, sob a Presidência do Padre José Félix.
1980
Para complemento da Escola de Iniciação Musical fundada em 1973, criou-se a Escola de Música do Centro Paroquial de São Bernardo sob a orientação da D. Irene Roseira (Educadora de Infância e Professora de piano e canto coral) e, mais tarde com a colaboração do Professor João Gamboa com ensinamentos de música em geral.
1979
Inauguradas as novas instalações para OTL.
1977
Ocupação de tempos Livres (OTL), hoje CATL 1º ciclo, inicia a sua atividade com 29 crianças. A Secção Desportiva do Centro Paroquial contou com diversas vitórias e títulos na sua equipa de andebol, passando a dedicar-se ao desporto de competição. Esta nova realidade obrigou à construção de novas instalações adequadas a esta prática desporto e, em novembro de 1977, desvincula-se do Centro Paroquial de São Bernardo.
1974
Inauguração das instalações da creche na presença do Presidente da República, Américo Tomás. Abriu com 57 crianças.
1973
Nasce o atual Centro Desportivo de São Bernardo. Iniciou como Secção Desportiva do Centro Paroquial integrando a prática de Andebol de sete.
1972
A creche inicia a sua atividade com um grupo de 25 crianças. No mesmo ano o Padre Félix assume a direção do Centro Paroquial.
1971
É inaugurado o Centro Paroquial de São Bernardo, no mesmo ano os estatutos são aprovados pelo Bispo de Aveiro. Centro de Apoio à Infância – Inicialmente denominado Centro de Bem-Estar Infantil de São Bernardo – iniciou a sua atividade com um grupo de 40 crianças em Jardim de Infância, sendo esta intervenção garantida por técnicos da Obra da Nossa Senhora das Candeias, com sede no Porto, que acabaram por fixar residência no Centro Paroquial.
1968
No contexto do crescente aumento de famílias a trabalhar fora, houve necessidade de criar um espaço de colhimento dos filhos de São Bernardo. Foi, assim, entregue ao Arquiteto Gervásio Gonçalves a elaboração do projeto do Centro Paroquial. No mesmo ano inicia-se a construção.
1964
Padre Félix é nomeado pároco de São Bernardo e inicia-se o projeto para a construção da nova Igreja.
Equipa
Atualmente, o CPSB conta com uma equipa de cerca de 91 profissionais. Na verdade, mais do que uma equipa, podemos dizer que é uma família. No dia-a-dia, todos dão o seu melhor para cumprir a missão da instituição, transmitindo os valores do humanismo cristão que alicerçam esta casa.
São várias as palavras que descrevem o trabalho dos profissionais desta instituição mas podemos resumi-las numa: CUIDAR!
Equipa de Coordenação
Equipa Infância e Juventude
Da equipa de profissionais afeta às respostas sociais da infância fazem parte 52 pessoas. A equipa é liderada por uma diretora técnica (afeta a todas as respostas) e conta com 1 Terapeuta da Fala, 10 Educadoras de Infância, 3 Professoras do Ensino Básico, 1 Animadora Sóciocultural, 23 Ajudantes de Acção Educativa, 11 Trabalhadores Auxiliares, 1 Cozinheira e 2 Ajudantes de Cozinha.
Equipa Idosos
Integram a equipa de profissionais das respostas sociais dos idosos 32 pessoas. A condução desta área de intervenção é da responsabilidade da Diretora Técnica e conta com uma gerontóloga, uma animadora, uma médica, uma enfermeira, 11 ajudantes de ação direta, 11 trabalhadores auxiliares, uma cozinheira e três ajudantes de cozinha.
Quero Fazer Parte Da Equipa CPSB
Se pretende candidatar-se para colaborar com o CPSB, preencha este formulário e entraremos em contacto consigo.
No CPSB estamos continuamente à procura de profissionais dedicados e motivados para se juntarem à nossa equipa. Estamos empenhados em criar um ambiente de trabalho estimulante, onde a inovação, a colaboração e o crescimento são reconhecidos. O CPSB acredita na importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e está comprometido em apoiar o crescimento e o sucesso de cada um dos seus profissionais.
No CPSB valorizamos o voluntariado como um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, complementar ao trabalho profissional e à actuação das instituições e, por isso, com enormes potencialidades no apoio à comunidade. Se gostaria de fazer parte da missão do CPSB como voluntário, preencha este formulário e entraremos em contacto consigo.
Orgãos Sociais
Os órgãos sociais do CPSB são constituídos pela Direção e pelo Conselho Fiscal.
A Direção do CPSB é composta por 5 elementos: Presidente, Tesoureiro, 2 Vogais e 1 Secretário.
O Conselho Fiscal é composto por 3 elementos: Presidente, Secretário e 1 Vogal.
Os Órgãos Sociais do CPSB são nomeados a cada 4 anos pelo Bispo de Aveiro e todos eles prestam serviço em regime de voluntariado.
Cabe aos órgãos sociais do CPSB zelar pela estabilidade e bom funcionamento do CPSB, fazendo cumprir a sua missão e objetivos estratégicos.
Direção
Conselho Fiscal